Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente - uma construtora de escala mediana - realizou um estudo de mercado sobre as demandas habitacionais da classe sócio-econômica média na zona norte de Buenos Aires. Ao identificar uma escassez na oferta comercial de moradias de qualidade construtiva e arquitetônica - para a qual existe uma grande demanda - decide encarregar ao escritório o desenho de um protótipo de moradia capaz de ser reproduzível: a Casa 2HL.
A moradia deveria configurar-se em um só pavimento. Deveria adaptar-se aos lotes de média dimensão (17 a 20 m de largura por 35 a 40 metros de comprimento aproximadamente) e sua metragem não poderia superar os 170 m2 totais. O programa estabelecido pelo cliente deveria responder às necessidades de uma família típica: uma área social composta por uma sala de estar-jantar-cozinha, um dormitório principal servido por um banheiro, dois dormitórios secundários com banheiro compartilhando, locais de serviço, solário, piscina e churrasqueira.
Em resposta a estes requerimentos, propõe-se uma moradia contida em um prisma puro e organizada sobre uma grelha modular de 1x1 metro, de parâmetros laterais maiormente oclusos e abertos para a parte frontal e posterior.
Planejou-se a distribuição dos espaços em torno de um pátio central, o qual não somente contribuiria para iluminar as circulações interiores, mas também - por sua disposição em planta - gerar ventilações cruzadas através de todos os locais da moradia.
A seleção dos materiais foi feita com a intenção de priorizar o controle dos custos e sua velocidade e praticidade construtiva. No lugar do tradicional concreto aparente empregado em nossas moradias, recorreu-se ao tijolo oco portante, e no lugar do pavimento de cimento polido, decidiu-se revestir com placas de 1x1 m de porcelanato de acabamento em forma de cimento.
A fim de preservar a intimidade dos dormitórios frontais - sem que estes perdessem as vistas ao exterior - e de protegê-los da incidência direta do sol, criou-se um artefato constituído por persianas verticais e um pergolado de madeira estruturado por perfis de aço duplo em T. Um recurso similar foi utilizado para gerar uma galeria na parte posterior que servisse de expansão ao dormitório principal e à área social.
Com o propósito de enfatizar a luminosidade e a sensação de amplitude dos seus espaços sugerimos um interior cromaticamente claro, enquanto para o exterior propomos um acabamento mais escuro, capaz de dialogar sem competição com seu entorno natural.
A primeira moradia da série foi construída em 2016 no bairro de La Comarca (vizinho ao Nordelta) no Partido de Tigre de Buenos Aires.